sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Grandes Rios é referência em café

Secretário da Agricultura conhece tecnologias de produção do município para difusão no Estado

 

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, esteve ontem em Grandes Rios. Acompanhado do diretor-presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, gerentes regionais do instituto e da Seab, e do prefeito Sílvio Dainês Filho (DEM), ele conheceu sistema de cultivo de lavouras do município, um dos maiores produtores de café do Norte do Paraná.
“Eu não vim aqui para dar aula, mas para aprender como se produz café de qualidade e com alta produtividade”, disse Ortigara, ao visitar a propriedade de Adão Santo Daré, cafeicultor modelo da região.
 
Numa área de 4,5 hectares, ele produz a média de 52 sacas por hectare com a expectativa de colher na próxima safra mais de 100 sacas. A média estadual é de 23 sacas por hectare. “O sistema que está sendo adotado aqui com excelentes resultados queremos difundir para todo o Paraná”, afirmou.
 

Segundo Ortigara, a Seab priorizou as regiões cafeeiras e quer fazer investimentos na área para aumentar a produtividade e a qualidade. Segundo ele, o governo de Beto Richa está pegando coisas concretas, como esta de Grandes Rios, que possam servir de parâmetro para o programa estadual.
 

O secretário lembrou que na década de 90 foi implantado o sistema de café adensado, que aos poucos foi ganhando espaço e alcançando bons resultados. Hoje,  surge o sistema “safra zero” e “safra 100”, que consiste no esqueletamento intercalado das plantas a cada dois anos, após a colheita, para que a lavoura tenha boa produção todos os anos. Esta é uma prática que já estão sendo incentivadas por intermédio da Emater.
 

Ortigara e comitiva ouviram relatos do agricultor Santo Daré e do agrônomo Nelson Menoli, do Instituto Emater, sobre as novas tecnologias de produção. Na Associação dos Cafeicultores de Grandes Rios, Ortigara participou de uma rodada de degustação de café preparado por uma equipe de dez degustadores do município.

Crédito: Site Tnonline.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção, por motivo de segurança ao site, todos os comentários serão postados por pessoas que se identificarem, para não haver nem um tipo de má fé, se querem postar comentários, Favor se identificarem. Att. Mauá Noticias