Antoniele Luciano - da Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Crédito: André Veronez
Professores fazem manifesto pelo cumprimento do novo piso
Professores da rede estadual pararam e protestaram ontem (15) em Apucarana e região para cobrar o cumprimento do piso nacional da categoria. Segundo estimativas da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Paraná, a adesão à paralisação foi de 95% dos 1.350 filiados à entidade na região.
Eles reivindicaram reajuste de 18,67% para alcançar o teto mínimo da categoria, hoje em R$ 1.451 para uma jornada de 40 horas semanais, 14,13% de aumento para funcionários das escolas, implantação de um terço da jornada de trabalho como hora atividade e um novo sistema de atendimento à saúde.
Houve paralisação em 25 estados brasileiros, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). O secretário de Estado de Educação e vice-governador do Paraná, Flávio Arns, se comprometeu em reunião com professores em Curitiba a apresentar uma proposta à categoria até o dia 27 de março.
Uma passeata pela Avenida Curitiba marcou a mobilização em Apucarana. Os professores foram até o Núcleo Regional de Educação. Representantes da APP no município também foram à capital participar das ações da categoria. “Em Apucarana, tivemos a participação de mais de 200 professores e funcionários de escolas em nossa passeata. Diretores de escolas também estiveram presentes, ajudando a reforçar o nosso movimento”, relata o secretário de imprensa da APP-Sindicato, João Calegari.
0 comentários:
Postar um comentário
Atenção, por motivo de segurança ao site, todos os comentários serão postados por pessoas que se identificarem, para não haver nem um tipo de má fé, se querem postar comentários, Favor se identificarem. Att. Mauá Noticias