segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vacinação contra febre aftosa deve atingir 100%


A expectativa é da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab)



Começa nesta terça-feira (1º) a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Paraná. A expectativa da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) é que sejam vacinados 9,3 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos de todas as idades. O número representa 100% do rebanho do estado. Nesta etapa, os gados poderão ser vacinados até o dia 30 de novembro.

O lançamento será realizado pelo governador Beto Richa nesta segunda-feira (31), em Umuarama, na região noroeste.

A primeira etapa da vacinação, realizada em maio deste ano, atingiu 97,02% do rebanho paranaense. A confirmação de focos da doença no Paraguai em setembro deste ano deixou os pecuaristas em alerta, principalmente os que residem nas regiões de fronteira.

É importante que após a compra  da vacina o produtor vá até uma unidade veterinária com a nota fiscal para comprovar a vacinação e preencher o comprovante exigido. Além disso, o produtor deverá declarar todos os animais existentes na propriedade. A informação é necessária para a atualização dos cadastros e controle sobre a sanidade em todo o estado.

"Todos os pecuaristas precisam ajudar a cumprir com a meta. Só assim não vamos ter novas perdas", afirma o veterinário Tiago Coelho Gimenes.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção, por motivo de segurança ao site, todos os comentários serão postados por pessoas que se identificarem, para não haver nem um tipo de má fé, se querem postar comentários, Favor se identificarem. Att. Mauá Noticias