domingo, 16 de outubro de 2011

Grandes Rios colhe 65 mil sacas de café

Edison Costa - Tribuna do Norte - Diário do Paraná


Produtores rurais de Grandes Rios  já encerraram a colheita de café deste ano. Os últimos trabalhos foram finalizados na semana passada e os resultados são considerados satisfatórios tanto por parte dos agricultores como dos profissionais da assistência técnica.
 

Segundo o engenheiro agrônomo Nelson Menolli Sobrinho, do escritório local do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pr), a safra de 2011 rendeu aproximadamente 65 mil sacas beneficiadas, menor que a do ano passado, quando foram
colhidas 77 mil sacas.
 

Menolli explica, no entanto, que esta queda já era esperada, devido ao ciclo binário do café, que num ano produz bem e no outro nem tanto. “Mas a produção ainda pode ser considerada boa, dentro da normalidade”, afirma. A maior safra de café da história de Grandes Rios, município maior produtor do Vale do Ivaí, foi registrada em 1999, quando foram colhidas 97 mil sacas beneficiadas.
 
Hoje, o município de Grandes Rios tem uma área plantada de 3.100 hectares com café, que é cultivada por cerca de 650 agricultores entre proprietários, arrendatários ou porcenteiros. São agricultores familiares na sua maioria.

Matéria tn online...

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção, por motivo de segurança ao site, todos os comentários serão postados por pessoas que se identificarem, para não haver nem um tipo de má fé, se querem postar comentários, Favor se identificarem. Att. Mauá Noticias