sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Horário de verão começa domingo


O horário de verão começa a zero hora deste domingo, dia 16, em três regiões do País (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), abrangendo Goiás. Os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida se estenderá até o dia 26 de fevereiro de 2012. Segundo previsão da Celg Distribuição, o horário de verão deverá propiciar redução da demanda de ponta do sistema em torno de 3%, ou cerca de 60 MW . Isso equivale à demanda das cidades de Rio Verde e Santa Helena.
Quanto à redução de energia elétrica a Celg D estima que deve ficar em torno de 0,2%, ou seja, 2.300 MWh, o que equivale ao consumo mensal de energia de uma cidade do porte de Iporá. A implantação do horário de verão é considerada pelo governo uma medida  necessária para melhorar a segurança do sistema elétrico, eliminando riscos de sobrecarga no horário de ponta (das 19 às 22 horas), quando o consumo de energia aumenta, bem como  economia na geração térmica.
Demanda
Ao longo dos 126 dias de vigência do horário de verão, todas as regiões atingidas pela medida devem reduzir a demanda  em aproximadamente 1.820 MW, nas regiões  Sudeste/Centro-Oeste (4,4%), e 500 MW, na região Sul (4,7%). A redução de energia esperada nas regiões Sudeste, Centro e Sul é de aproximadamente 0,5%.
O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Até 1967, sua implantação foi feita de forma esporádica e sem um critério científico mais apurado. Depois de 18 anos sem que fosse implementado, voltou a vigorar no verão de 1985/86, como parte de um elenco de ações tomadas pelo governo devido ao racionamento ocorrido na época por falta de água nos reservatórios das hidrelétricas. Desde então, o horário de verão passou a ocorrer todos os anos. 

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção, por motivo de segurança ao site, todos os comentários serão postados por pessoas que se identificarem, para não haver nem um tipo de má fé, se querem postar comentários, Favor se identificarem. Att. Mauá Noticias