This is default featured slide 1 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured slide 2 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured slide 3 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured slide 4 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
This is default featured slide 5 title
Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Faxinal: Varandão Restaurante e Petiscaria promove show com a dupla Letícia e Camila
Furto em Mauá da Serra
Paraná tem 39 municípios com risco de epidemia de dengue
O risco é considerado alto (igual ou superior a 4%) em quatro municípios: Guaíra, Capanema, Loanda e Nova Londrina. Nos outros 35, o risco é médio, com porcentagem entre 3,9% e 1%.
O levantamento é feito a partir da metodologia do Programa Nacional de Controle da Dengue. Os agentes e controle de endemias visitam alguns imóveis por amostragem à procura de larvas do mosquito e atribuem o índice conforme o número de criadouros a cada grupo de 100. Um índice de 2%, por exemplo, indica que a cada 100 imóveis, dois tinham criadouros com larvas de Aedes aegypti.
O principal problema, segundo a Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, é o acúmulo de materiais que retêm água, a falta de aterros sanitários e a separação e destino não adequado de materiais recicláveis.
Entre os meses de agosto e novembro, em todo o estado, foram confirmados 119 casos da doença. Desses, 101 com contaminação no município e 18 provenientes de outros locais. Uma morte foi confirmada na cidade de Cornélio Procópio, em abril deste ano. Com essa, somam 15 as mortes por dengue durante o ano epidemiológico 2010/2011.
A secretaria descartou a dengue hemorrágica como causa de uma morte registrada em Londrina no início de novembro. Na época, segundo o atestado de óbito do Hospital Universitário (HU), a causa da morte foi “choque hemorrágico de dengue".
Farmácias recolherão remédios vencidos
De acordo com a matéria, as redes farmacêuticas terão que oferecer à população recipientes em locais de fácil visualização para descartar remédios fora das condições de uso. Se sancionada, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Atualmente, as farmácias são responsáveis apenas pelo descarte dos resíduos de saúde gerados por elas, junto a empresas licenciadas, e não por seus consumidores.
Apucarana: Governador Beto Richa inicia expansão do Samu
Em visita hoje ao município, Richa também entregará construção de Unidade de Saúde e Delegacia da Mulher
O governador ainda entregará na sequência a Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF) Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, que substitui
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Romagnoli, representantes do Ministério de Saúde estiveram ontem na região para certificar os municípios que aderiram à ampliação do Samu. “Estamos com todas as equipes contratadas e capacitadas. A população já pode contar com o serviço”, disse ela.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Operação "Dose Certa" fecha Farmácia de Mauá da Serra
O estabelecimento comercializava medicamentos com a inscrição “proibida venda ao comércio”, além de outras irregularidades como remédios vencidos, fora da embalagem original e de forma fracionada. Além de ser autuada e interditada, os produtos foram apreendidos conforme diz a notícia no site da Secretaria da Saúde. Aqui em Mauá da Serra a Receita Estadual juntamente com a Policia Civil entraram no estabelecimento de manhã saindo somente no final da tarde.
Durante a operação, o proprietário da Farmaclínica se ausentou do local e se apresentou à polícia somente à noite, por isso o estabelecimento não havia sido anunciado como interditado, informou a polícia civil. A operação foi realizada com a participação das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais, Polícia Civil, Receita Estadual e Conselho de Farmácia.
CORREÇÃO - No dia da operação foi anunciada a interdição de nove estabelecimentos. No entanto, as farmácias Ana Paula, de Apucarana, e Nazaré, de Rolândia, não foram interditadas, mas sim autuadas por venderem medicamentos irregulares. Não foram encontrados medicamentos de distribuição gratuita, o que não implica em interdição como prevê a resolução 166/2011 da secretaria de Estado da Saúde. No total, a operação Dose Certa interditou oito farmácias e autuou 16.
Desde a publicação da resolução 166/2011, no dia 6 de julho deste ano, já foram interditadas 11 farmácias no Paraná, por comercializarem medicamentos de distribuição gratuita. A farmácia de Salto do Itararé, interditada em 9 de julho, foi reaberta por liminar judicial. A de Bandeirantes (29 de setembro) e de Curitiba (10 de outubro) continuam interditadas.
A resolução prevê que os estabelecimentos continuem fechados como ocorre a farmacia em Mauá da Serra até que se encerre a investigação, podendo inclusive perder definitivamente a licença sanitária.
Caso alguma das autoridades de nossa cidade queira se manifestar o site fica a disposição até mesmo outros responsáveis.
Técnologia: Número de usuários ativos na internet cresce 12% no Brasil
País passa a ter 46,7 milhões de internautas, segundo Ibope Nielsen Online.
Estudo considera 61,2 milhões de habitantes com acesso à rede.
![]() |
Números de usuários ativos de internet cresceu 11,9% no Brasil (Foto: Divulgação) |
Prefeito filmado recebendo dinheiro no PR presta depoimento à Câmara
Em vídeo gravado por um ex-funcionário, R$ 15 mil são entregues a Fadel.
Comissão investiga denúncias de propina para dar privilégio em licitações.
Com informações G1

Agricultura: Prazo para vacinar contra febre aftosa termina nesta quarta-feira
O coordenador da Área de Febre Aftosa na Secretaria da Agricultura, Walter Ribeirete, acredita que a vacinação supera esse índice. Conforme explicou, o clima colaborou e a venda de vacinas no comércio foi normal, o que permite supor que muitos produtores vacinaram os animais, mas ainda não apresentaram os comprovantes.
Encerrado o período de vacinação, os médicos veterinários da Secretaria da Agricultura irão até as propriedades que não apresentaram a comprovação. Os responsáveis pelo gado poderão ser autuados e multados em R$ 96,09 por cabeça não vacinada. Além disso, os proprietários serão impedidos de transportar seus animais para qualquer finalidade. Não serão emitidas guias de trânsito animal (GTAs) para proprietários que não apresentarem a comprovação de vacinação do rebanho.
Segundo Ribeirete, a secretaria, em parceria com a iniciativa privada e prefeituras, tem realizado a vacinação em locais onde existe muita dificuldade de aplicação da vacina. É o caso de áreas indígenas e nas periferias das cidades, onde o gado fica solto e mal se sabe quem são seus proprietários. Para atender a esse tipo de situação, a Secretaria da Agricultura distribuiu cerca de 10 mil doses de vacinas em todo o Estado.
“A vacinação é interesse de todos e a responsabilidade deve ser compartilhada com um objetivo comum. Queremos reunir todos os parceiros para atingir o maior índice de vacinação”, explicou Ribeirete.
Esta é a segunda etapa anual da campanha de vacinação contra a aftosa. devem ser vacinados os animais de todas as idades, inclusive os bezerros com poucos dias de vida. Para comprovar a vacinação, o produtor deve ir até uma unidade veterinária da Secretaria da Agricultura, levando a nota fiscal da compra da vacina e duas vias do comprovante de vacinação, emitidas no ato da compra nas casas agropecuárias.
A comprovação é uma exigência da Defesa Sanitária Animal, com o objetivo de manter atualizado o cadastro do rebanho de bovinos e bubalinos. Na quinta-feira (1º/12), técnicos da Secretaria da Agricultura começam a tabular os dados sobre comprovação da vacinação. O balanço final da campanha será divulgado após a conclusão desse trabalho.
Rede Massa diz que Ratinho não vai vender emissoras
Nota de esclarecimento:
"A Rede Massa, afiliada ao SBT no Paraná, vem a público esclarecer que a informação veiculada na Revista Veja dessa semana, na coluna do jornalista Lauro Jardim, sobre a provável venda das suas emissoras, não tem fundamento. Desconhecemos a origem de tal especulação.
O empresário Carlos Massa, o Ratinho, jamais cogitou vender suas emissoras e, ao contrário, no momento, amplia os investimentos das suas operações. Tanto que está prevista a inauguração da quinta emissora do Grupo no primeiro semestre de 2012, bem como a ampliação da Massa FM, que já se consolidou como a maior Rede de Rádio FM do Paraná.
As negociações da Rede Massa são pautadas pela ética profissional e comunicadas ao mercado somente depois de definidas e concluídas."
Rede Massa
Corpo de jovem é encontrado enterrado em fundo de vale de Lerroville, em Londrina
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Gol de Mauá da Serra capota na Rodovia PRC 272
domingo, 27 de novembro de 2011
Esportes: Corinthians vence, mas decisão do título é adiada
"Insegurança": Furto de moto em Mauá da Serra
sábado, 26 de novembro de 2011
Em Mauá da Serra: Mais uma farmácia é fechada na operação DOSE CERTA,
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Safra 2011/12: Paraná eleva previsão da safra de milho
'Foi mais um ajuste, está tudo indo bem para as safras do Paraná, com exceção do feijão', declarou o economista do Deral Marcelo Garrido, citando problemas com o tempo mais frio.
O feijão, cuja primeira safra deve cair 19% ante a temporada passada, para 430 mil toneladas, ainda perdeu área plantada para a soja, que por sua vez não teve um plantio tão expressivo como no ano passado, porque o milho recuperou parte da semeadura.
A área plantada com milho no Paraná aumentou para 936 mil hectares em 11/12, contra 776 mil hectares na temporada passada, enquanto o plantio de soja caiu para 4,4 milhões de hectares, ante um recorde de 4,48 milhões de hectares em 10/11.
O Paraná, segundo produtor de soja do Brasil atrás do Mato Grosso, deverá colher 14,16 milhões de toneladas, previsão praticamente estável ante a do mês passado, de 14,14 milhões de toneladas.
Na temporada passada, o Estado produziu um recorde de 15,3 milhões de toneladas de soja, com um clima excepcional e produtividade média de 3,4 mil toneladas por hectare, segundo o Deral, superando o rendimento por hectare do Mato Grosso.
O plantio do milho primeira safra e da soja estão praticamente finalizados no Paraná, com o cereal ocupando 98 por cento da área projetada e a oleaginosa já plantada em 94 por cento da área.
Os produtores paranaenses aceleraram este ano o plantio de grãos com o objetivo de evitar eventuais períodos de seca durante o verão, em meio à fenômeno climático La Niña, segundo analistas.
TRIGO
A colheita de trigo deste ano, que está praticamente finalizada, com 94 por cento da área já colhida, foi estimada em 2,4 milhões de toneladas, também estável ante a previsão de outubro.
A expectativa para o trigo foi mantida após a safra ter sido fortemente reduzida em meses anteriores, devido ao impacto de geadas para a produção.
O Paraná, maior produtor de trigo do Brasil, produzirá cerca de 1 milhão a menos do que colheu no ano passado, quando a área plantada foi maior e o clima favoreceu.
Escola Evolução de Mauá da Serra oferece curso profissionalizante e de Inglês
![]() | |
Para mais informações entre em contato: (43) 3464-2152 |
30% de desconto em todas as parcelas de quantos cursos escolher, alem da garantia de que não haverá reajustes, ou taxas adicionais, durante a vigência do curso!
Corra e aproveite essas oportunidade que a Escola evolução está oferecendo para você.
A Escola Evolução também está oferecendo curso de Inglês para todas as idades.
Os cursos oferecidos são:
- Informática (básica e avançada)
- Design Gráfico ( CorelDraw e Photoshop
- Web design (Desenvolvimentos de sites)
- XGamer (criação de games)
- Gestão Financeira ( matemática financeira, HP 12c e contabilidade)
- Assistente administrativo ( Atendimento, documentos e administração)
- Marketing Pleno (Gestão de Vendas).
Apostas na Mega da Virada começam na segunda-feira
As apostas na Mega da Virada 2011, edição especial da Mega-Sena, começam na próxima segunda-feira. A previsão inicial da Caixa Econômica Federal (CEF) é que o prêmio ultrapasse os R$ 170 milhões, tornando-se um dos maiores da história das loterias no País. Até o momento já estão acumulados mais de R$ 56 milhões, relativos a 5% do total destinado a prêmios de todos os concursos da Mega-Sena de 2011, que ficam automaticamente guardados para o sorteio especial de fim de ano. Esse montante se acumula até o último concurso, antes do sorteio da Mega da Virada, quando o valor é somado às vendas da edição de fim de ano. Assim como aconteceu nas duas primeiras edições, o sorteio será realizado na noite do dia 31 de dezembro. Se não houver ganhadores na faixa principal, seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores da quina e assim por diante. As apostas na Mega da Virada ficarão abertas até o dia do sorteio e custam o mesmo que a aposta regular. Apesar de as lotéricas começarem a registrar apostas para o sorteio da Mega da Virada no dia 28 de novembro, os sorteios regulares da Mega-Sena continuam a ser realizados normalmente. Em 2010, a Mega da Virada pagou o maior prêmio da história das loterias na América Latina. Na ocasião foram sorteados R$ 194,3 milhões. Quatro apostadores acertaram os seis números e dividiram a premiação. Cada um levou para casa mais de R$ 48,5 milhões. As Loterias da Caixa cresceram 8% no acumulado até outubro, em comparação com o mesmo período de 2010. Até o fechamento de outubro, a arrecadação bateu os R$ 7,63 bilhões, contra R$ 7,05 bilhões do ano anterior. |
Secretaria anuncia troca de comando na Polícia Militar
O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, destacou o bom trabalho desenvolvido pelo oficial que deixa o posto e ressaltou que o processo de transição ocorrerá de forma totalmente harmônica.
Roberson Luiz Bondaruk é o coronel mais antigo em atividade na Polícia Militar do Paraná. Natural de Curitiba, tem 49 anos e está há mais de 30 anos na corporação. Ele já comandou o Regimento Coronel Dulcídio (Polícia Montada), foi subchefe do Estado Maior da PMPR, dirigiu a Academia Policial Militar do Guatupê e foi diretor de ensino da PMPR. Atualmente era coordenador de Segurança Comunitária da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Formado oficial da Polícia Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1983), é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR-2004), fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Polícia Militar de São Paulo (1996) e concluiu em 2006 o Curso de Doutoramento em Estratégias de Segurança Pública, na Academia Policial Militar do Guatupê, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). É proficiente em língua inglesa.
Recebeu diversas medalhas e títulos, dentre elas Medalha Coronel Sarmento, por relevantes serviços prestados à Polícia Militar do Paraná, e a Medalha Policial Militar de Ouro, por 30 anos de bons serviços.
Autor de 16 publicações e nove livros especializados na área de segurança pública, o coronel Roberson Bondaruk tornou-se referência pelo desenvolvimento de pesquisas na área de prevenção de crimes, que foram objeto de dois de seus principais livros: A Prevenção do Crime Através do Desenho Urbano? (2007) e Design Contra o Crime: prevenção situacional do delito através do design de produtos (2006).
Nas duas obras, o coronel apresenta soluções práticas para prevenir a ação de marginais em residências, empresas, em espaços públicos urbanos e no uso de roupas e adereços pessoais.
Em 2009, conquistou o prêmio Hermès de L'innovation, na categoria Inovação e Desenvolvimento Humano, pelo projeto Design Contra o Crime, realizado em parceria com o SENAI/PR. O prêmio é concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas e foi entregue em Paris, durante o 2º Encontro Nacional dos Diretores de Inovação.
É casado com Maria Nair Decher Bondaruk, com quem tem quatro filhos.

Arrombamento de mais uma casa em Faxinal
Começa hoje A 10º Festa do Peão de Boiadeiro de Cruzmaltina
Safra de verão pode chegar a 22 milhões de toneladas de grãos
A maior parte da produção será de soja e milho
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Jovem é executado a tiros em Cambé
Acidente em NOVO ITACOLOMI
Acidente em NOVO ITACOLOMI
Pedágio vai subir 4,53% a partir do dia 1º
O índice ficou abaixo da inflação dos últimos doze meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou 6,66%.
O reajuste também ficou abaixo da variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) (6,97%), também medido pelo IBGE, e do Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC M) (6,79%), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O período adotado pelo DER para definir o índice paramétrico corresponde aos doze meses de outubro de 2010 a outubro de 2011.
Também são adotados como referência para a formatação da cesta de índices cálculos da FGV direcionados para obras rodoviárias. São eles: Índice de Terraplenagem (IT), Índice de Pavimentação (IP), Índice de Obras de Artes Especiais (IOAE) e Índice de Serviços de Consultoria (IC). Ainda são considerados os índices Nacional do Custo da Construção Civil (INCC), e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP – M).
O DER informou que há arredondamentos no valor das tarifas após feitos os cálculos aplicáveis aos preços, que podem ocasionar pequenas diferenças percentuais para mais ou para menos.
Trio assalta idoso e família na zona rural de Rio Bom
Crime ocorreu na Estrada Rural Campeiro. Vizinhos das vítimas informaram a polícia sobre a situação
Conforme a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu na Estrada Rural Campeiro. Vizinhos do idoso informaram a polícia sobre a situação.
Guarda de Apucarana começa a usar armas de choque
Bastante burocrático, os trâmites de importação do equipamento ficaram a cargo da empresa Seguritec Desenvolvimento e Tecnologia em Segurança Ltda, de Porto Alegre, representante brasileira da fabricante americana.
O investimento foi de R$60 mil, sendo adquiridos 11 kits, que além da taser incluem as munições e o curso de formação do agente. As tasers são são equipamentos 100% gerenciáveis.
Ao ser utilizada, a taser registra todos os dados, protegendo o agente de acusações indevidas que por ventura sejam inventadas pelo infrator, mas que também possibilita punir agentes mal intencionados, que usem a taser com abuso.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Operação interdita 9 farmácias que vendiam remédios de distribuição gratuita na região
Além de Apucarana, interdições do Núcleo de Repressão a Crimes contra a Saúde ocorreram em Cambé, Londrina, Rolândia, Califórnia e Marilândia
As farmácias Santana, Ana Paula e São José estavam comercializando, segundo a Polícia Civil, medicamentos de venda proibida, que deveriam ser fornecidos a granel pelo Ministério da Saúde. Outros seis estabelecimentos também tiveram as portas fechadas em Cambé (1), Londrina (1), Califórnia (1), Rolândia (2) e Marilândia do Sul (1). Oito farmacêuticos foram detidos em flagrante.
Entre o material apreendido estavam anti-inflamatórios, anticoncepcionais anti-hipertensivos, antibióticos e antiulcerosos. Participaram da operação equipes da Vigilância Sanitária, Receita Estadual e Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR).
De acordo com a delegada responsável pelo Nucrisa, Paula Brisola, que esteve em Apucarana, as ações foram motivadas por denúncias. “As equipes vistoriaram alvos específicos. Os estabelecimentos interditados só serão reabertos depois que apresentarem as notas fiscais comprovando a origem dos medicamentos. Se a origem do SUS for mantida, a infração será criminal”, disse.
Farmácias interditadas na Operação Dose Certa:
Farmácia Alexfarma, do município de Cambé
Farmácia Londrilar, do município de Londrina
Farmácia Nazaré, do município de Rolândia
Farmácia São Jose, do município de Rolândia
Farmácia Ana Paula, do município de Apucarana
Farmácia Santana, do município de Apucarana
Farmácia Kalifarma, do município de Califórnia
Farmácia do Ivan, do município de Marilândia do Sul
Farmácia São Jose, do município de Apucarana
Leia mais na edição de quarta-feira (23) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Fonte: Tribuna do Norte
Roubo em MAUÁ DA SERRA- “Piratas do Asfalto”

terça-feira, 22 de novembro de 2011
Ligação para 190 salva vida de bebê
Orientação feita por policial militar de Apucarana à mãe de menino engasgado foi fundamental para sobrevivência da criança
Matéria Elói de Souza - da Tribuna do Norte - Diário do Paraná
![]() |
Crédito: Delair Garcia - Tribuna do Norte - Diário do Paraná |
Na tarde de sábado, o menino Víctor Gabriel Hirata soltou um pouco de vômito pela boca e parou de respirar quando sua mãe e sua avó trocavam a roupa, após um banho. Ao notarem a situação, as duas tentaram desafogá-lo com tapinhas nas costas, mas foi em vão. “Ele estava parado e ficando vermelho. Ficamos muito nervosas. Ele não voltava”, conta a mãe do menino, Viviane dos Reis Hirata, 25 anos.