terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mais de 50% dos municípios da região têm lixões a céu aberto

Levantamento do IAP mostra que apenas 12 dos 26 municípios da região têm aterros sanitários em operação

Antoniele Luciano - da Tribuna do Norte - Diário do Paraná

Mais da metade dos municípios do Vale do Ivaí entrou em 2012, ano em que vence o prazo para a realização de planos municipais de gestão de resíduos sólidos, com lixões a céu aberto. De acordo com um levantamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apenas 12 das 26 cidades da região, o equivalente a 46,15% dos municípios, têm aterros sanitários. Fazem parte deste grupo Apucarana, Arapuã, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Lidianópolis, Marilândia do Sul, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí. Em Rio Branco do Ivaí, há, segundo o IAP, um aterro controlado, espaço intermediário entre lixões e aterros sanitários.
O restante dos municípios, conforme a Tribuna apurou, têm projetos ou obras em andamento. A lista do IAP, entretanto, não contabiliza obras recentes e já entregues, caso de Mauá da Serra e Rio Bom.

Um estudo realizado recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) também evidenciou a situação ambiental a nível de Paraná. Segundo o órgão, 37% dos aterros paranaenses operam sem licença ambiental, enquanto 19% estão com licenças vencidas há mais de um ano. Entre as falhas apontadas pelo TCE, está a fiscalização dos aterros por parte do próprio IAP.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção, por motivo de segurança ao site, todos os comentários serão postados por pessoas que se identificarem, para não haver nem um tipo de má fé, se querem postar comentários, Favor se identificarem. Att. Mauá Noticias